Mancais e Rolamento
UnED ITAGUAÍ
CURSO ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA
Rolamentos e Mancais
Aluno: Marcelo Pinto Ribeiro Filho
Professor: Washington Zimmermann
Disciplina: Desenho de Máquinas
Itaguaí
Maio 2014
RESUMO
Este trabalho trata-se de uma descrição de diversos tipos de rolamentos e mancais existentes, assim como suas aplicações, simbologias e representações.
Rolamento
A função do rolamento é minimizar o atrito entre as peças móveis da máquina e suportar algumas cargas existentes na mesma. A maioria dos rolamentos consiste em um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes (esferas ou rolos) e uma gaiola.
Eles são feitos principalmente de aço, mas existem rolamentos de outros materiais como cerâmica. São constituídos de anéis com pistas (um anel interno e um anel externo), corpos rolantes (tanto esferas como rolos) e um elemento retentor dos corpos rolantes (gaiola). O retentor (gaiola) separa os corpos rolantes em intervalos regulares entre as pistas internas e externas permitindo que girem livremente.
Os rolamentos são classificados em dois principais grupos: rolamentos de esferas e rolamentos de rolos. Os rolamentos de esferas são classificados de acordo com a configuração dos seus anéis: rígidos de esferas, de contato angular e axiais. Os rolamentos de rolos são classificados de acordo com a forma dos rolos: cilíndricos, agulhas, cônicos e esféricos. Os rolamentos podem ser adicionalmente classificados de acordo com a direção em que é aplicada a carga; rolamentos radiais suportam cargas radiais e rolamentos axiais suportam cargas axiais.
Outros métodos de classificação incluem: 1) Número de pistas de rolamento (simples, múltipla ou 4 pistas), 2) não separáveis e separáveis, este último permite que o anel interno e externo possam ser desmontados, 3) rolamentos