motores cc
Gustavo
Turma
TRABALHO SOBRE MOTORES CC
Uberlândia 01-04-2014
Introdução.
Neste trabalho será demonstrado alguns conceitos dos motores de corrente continua, como por exemplo a sua constituição que é feito por: circuito indutor, circuito induzido e circuito magnético, sendo constituído também por elementos fixos e móveis. Também serão demonstradas suas formas de acionamento e seu controle de velocidade.
Tipos de Motores CC.
Motor Síncrono: Tem uma velocidade constante, é geralmente utilizado quando é preciso de velocidades estáveis com a ação de cargas variáveis. Ele também pode ser usado quando precisa de grande potência, com torque constante.
Motor CC em série: Neste motor os enrolamentos do campo, que consistem relativamente de algumas espiras de fio grosso, são ligados em série com o enrolamento do rotor
Motor CC em Paralelo: Neste motor o enrolamento do campo é ligado em paralelo. Como o enrolamento do campo é ligado diretamente em paralelo com a fonte de alimentação, a corrente através do campo é constante.
Motor CC misto: Neste motor existem dois enrolamentos no campo: um enrolamento em paralelo e um enrolamento em série. Ou seja, motor misto é uma combinação dos motores em série e em paralelo.
Motor de Indução: Funcionam com uma velocidade estável, que varia um pouco com a carga mecânica aplicada ao eixo, e por ter uma grande simplicidade, robustez e baixo custo, ele é o motor mais utilizado de todos.
Princípio básico de funcionamento de um motor CC
O funcionamento de um motor CC está fundamentado nos princípios de atração e repulsão dos polos magnéticos, fluxo magnético e indução de tensão elétrica.
Basicamente uma espira[1] é mergulhada em um fluxo magnético e quando esta espira sofre uma indução de tensão elétrica é provocada uma rotação da espira em seu próprio eixo. Logo após esta rotação o inversor localizado nas extremidades da espira alterna a direção da tensão elétrica que