Artigo Rolamentos
Jéssika Ferreira da Silva Campos 21170077, Thiago Alexandre da Silva 12270084 e Bianca Azevedo Salgado 14270053
Faculdade de Engenharia de Resende - Av. Cel Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação – Resende-
Resumo Os mancais e rolamentos eletromagnéticos são constituídos por dois elementos, um acoplado no eixo e o outro no mancal, que criam campos magnéticos da mesma polaridade, de tal forma que se repelem, permitindo desta forma que o eixo fique sem contato com o mancal.. Este artigo tem por objetivo apresentar uma inovação tecnológica baseada em eletromagnetismo e suas aplicações.
Palavras-Chave - Mancal, Rolamento, Eletromagnetismo, Inovação.
I. Introdução
Com o desenvolvimento de várias indústrias, os mancais e rolamento desempenha um papel cada vez mais crucial. Estes componentes podem ser definidos especificamente como suporte da máquina nas condições de repouso e movimento, porém os mancais e rolamentos clássicos frequentemente apresentam problemas. Uma grande inovação no ramo é o desenvolvimento componentes que aplicam o eletromagnetismo, eliminando o contato físico. Trata-se de um dispositivo que permite o movimento relativo entre duas ou mais partes móveis, com base em movimentos de rotação ou lineares.
II. Procedimento
Os mancais e rolamentos eletromagnéticos baseiam-se no princípio da repulção de polos magnéticos de mesma iguais. A força magnética usada nos rolamentos e mancais eletromagnéticos pode ser dividida em duas categorias de acordo com a forma como é criado: força de relutância e força de Lorentz. A força de relutância resulta a partir de uma diferença de permeabilidades entre dois materiais, enquanto a força de Lorentz resulta a partir do movimento de cargas em um campo magnético. O rolamento ativo magnético e o rolamento magnético permanente tanto empregam o uso da força de relutância em conjugação com o material ferromagnético.
Figura 1: Rolamento eletromagnético
Esses dispositivos