eletroimã: o magnetismo
Eletroímã é um dispositivo no qual a eletricidade percorre um fio enrolado em um pedaço de ferro e que se comporta como um imã. Quando uma corrente elétrica passa por um material magnético, cria um campo que orienta os elétrons próximos com sua força de atração, esse é o principio do imã eletromagnético. Constituído por uma barra de ferro, enrolada com fio de cobre esmaltado, pelo qual passará a corrente, e formará o campo eletromagnético. A maioria dos aparelhos elétricos que usamos tem a função de produzir movimentos. Sabemos que uma corrente elétrica pode causar imantação de certos metais, transformando-os em eletroímãs. Esse fenômeno é muito utilizado em diversos instrumentos e aparelhos, principalmente na construção de motores elétricos, necessários ao funcionamento de numerosos aparelhos. Exemplos: batedeira, geladeiras e etc. Esses e outros mais são aparelhos de uso domésticos que utilizam motores elétricos.
Introdução
Para a feira multidisciplinar da escola, buscamos uma experiência que envolvesse os visitantes. O magnetismo foi o tema escolhido e este trabalho tem como finalidade apresentar como funciona o eletroímã, o magnetismo os tipos de ímãs e suas propriedades. Falamos sobre seu funcionamento, características e os materiais usados nesta experiência.
II. O QUE É UM ELETROIMÃ Um eletroímã começa com uma pilha ou nesse caso energia elétrica através de um carregador de bateria de celular. Um pequeno campo magnético é gerado no fio. O pedaço de ferro apresenta as características de um ímã permanente, enquanto a corrente for mantida circulando, o campo magnético pode ser constante ou variável no tempo dependendo da corrente utilizada (contínua ou alternada). Ao interromper a passagem da corrente o envolto pelas espiras pode tanto manter as características magnéticas ou não, dependendo das propriedades do mesmo.
A