Imã, eletroimã e magnetismo
Chamado ainda de magneto, é um objecto que provoca um campo magnético à sua volta. Um ímã permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos eletrões que se encontram no interior da matéria.
Quais são as características do imã?
Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.
Por definição, o polo sul de um ímã é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra. Os dipolos não podem ser separados. Se um ímã for dividido ao meio, obtêm-se dois ímanes menores, cada um com um polo norte e um polo sul.
O que é eletroimã? (experiência)
Um eletroímã é um ímã que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica.
Quando o fio é submetido a uma tensão, o mesmo é percorrido por uma corrente elétrica, o que gerará um campo magnético na área a este aspecto, espira através da Lei de Biot-Savart. 3 A intensidade do campo e a distância que ele atingirá a partir do eletroímã dependerão da intensidade da corrente aplicada e do número de voltas da espira.
A passagem de corrente elétrica por um condutor produz campos magnéticos nas suas imediações e estabelece um fluxo magnético no material ferromagnético envolto pelas espiras do condutor. A razão entre a intensidade do fluxo magnético concatenado pelas espiras e a corrente que produziu esse fluxo é a indutância.
O pedaço de ferro apresenta as características de um ímã permanente, enquanto a corrente for mantida circulando, e o campo magnético pode ser constante ou variável no tempo dependendo da corrente utilizada (contínua ou alternada). Ao se interromper a passagem da corrente o envolto pelas espiras pode tanto manter as características magnéticas ou não, dependendo das propriedades do mesmo.
O que é Campo Magnético do Imã ?