Eletromagnetismo
02/09/2014
Conceito
“O eletromagnetismo é a parte da Física que estuda a eletricidade e o magnetismo, bem como as relações estabelecidas entre eles.”
Essa teoria unificada foi desenvolvida por James Maxwell, que foi constituída a partir de estudos feitos por físicos como André-Marie Ampère, William Sturgeon, Joseph Henry, Georg Simon Ohm, Michael Faraday, assim Maxwell unificou em 1861, o magnetismo e a eletricidade por equações que descreviam ambos os fenômenos como um só: o fenômeno eletromagnético.
O nascimento do Eletromagnetismo se deu no século XIX quando Hans Christian Ørsted um físico dinamarquês percebeu a partir de uma experiência, que a agulha de uma bussola colocada próxima a um fio onde passava corrente elétrica, verificou um desvio da agulha dessa bussola, deixando de apontar para o norte.
Magnetismo
“Magnetismo é o fenômeno de atração ou repulsão observado entre determinados corpos, chamados ímãs, entre ímãs e certas substâncias magnéticas (como ferro, cobalto ou níquel) e também entre ímãs e condutores que estejam conduzindo correntes elétricas (eletroímãs)”
Globo.com
Todo imã apresenta dois pólos magnéticos, chamados de Norte (N) e Sul (S) onde essa capacidade de atração é maior.
Imã Temporário: aquele que se comporta como um ímã somente quando em contato ou nas proximidades de outro ímã.
Imã Permanente: Um ímã permanente é feito de material capaz de manter as propriedades magnéticas mesmo após cessar o processo de imantação, estes materiais são chamados ferromagnéticos.
Propriedades dos Imãs
Pólos Magnéticos: áreas em que as ações magnéticas são mais intensas.
Atração e Repulsão: quando aproximados de um mesmo pólo tendem a se repelir, quando aproximados de pólos diferentes, se atraem.
Inseparabilidade: os pólos magnéticos de um imã são inseparáveis, pois quando um imã é dividido ele cria novos pólos. Dois Imãs e seus pólos