Eletromagnetismo
James Clerk Maxwell foi um dos maiores cientistas que já viveu, apontado como tal até mesmo pelo próprio Einstein. Maxwell era um cientista nato, suas contribuições ao mundo da física foram imensas, o que o fez um dos maiores físicos de todos os tempos.
Porém, o que diferenciava Maxwell nesse aspecto da física, era sua habilidade em descrever a física através da matemática, pois seus conceitos físicos eram representados por teorias matemáticas precisas, teorias essas que até nos dias atuais permanecem intocáveis, tamanha a exatidão das mesmas.
Maxwell elaborou diversas teorias no campo da física, sendo a sua mais famosa a teoria do eletromagnetismo, porém, apesar de seu campo de atuação ser a física, suas teorias tem ajudado diversas áreas, principalmente a matemática.
Este artigo permitirá que se tenha uma breve visão da vida e da obra de Maxwell, onde se terá o conhecimento da sua relação física com a matemática, e como isso foi relevante ao processo evolutivo da ciência moderna.
UM POUCO DA VIDA DE JAMES CLERK MAXWELL
Aos dezesseis anos, James começou a estudar matemática, filosofia natural e lógica na Universidade de Edimburgo. Em 1850 mudou-se para Cambridge, filiando-se ao Peterhouse College. Por ser mais fácil obter uma bolsa de estudos, mudou-se para o Trinity College, que havia sido frequentado por Isaac Newton (1642 – 1727). Formou-se em 1854 em matemática com grande destaque entre os outros estudantes. Apesar disso, não recebeu o prêmio de melhor aluno, pois não se preparou adequadamente para os pesados exames de fim de curso. Maxwell tornou-se membro do Trinity College onde continuou trabalhando até 1856. Nesse ano, como queria ficar mais tempo com seu pai, que estava gravemente doente, foi trabalhar como Professor de Filosofia Natural no Marischal College em Aberdeen, no norte da Escócia. Enquanto estava no Trinity, Maxwell começou suas pesquisas sobre eletricidade e magnetismo. Seu primeiro trabalho sobre