Telhado verde
Escolha da vegetação
A escolha das plantas vai depender do quanto a estrutura da edificação pode receber de carga e do objetivo do telhado.
Esteticamente, um jardim bonito deve conter plantas ornamentais e grama além de seixos, cascas de árvores entre outros para compor o jardim tornando o ambiente confortável. As coberturas verdes extensivas quase não tem variedade e sistematicamente usa-se grama por causa da baixa manutenção e são mais duráveis. Já as intensivas temos uma grande variedade na escolha da vegetação
2.6 Tipos de telhado verde
Essa tipologia depende do tipo de laje onde deverá ser instalado o sistema construtivo e o objetivo que quer ser alcançado. Dessa forma, após avaliação estrutural, o telhado poderá ser extensivos, intensivos ou semi-intensivos.
Para a IGRA, International Green Roof Association, (2011), os critérios descritos na tabela 1, podem ser utilizados para caracterizar três formas diferentes de Telhados Verdes:
2.6.1 Extensivo
Geralmente são aplicados onde o ambiente será visitado ou visto por pessoas e tem sua beleza espelhada em um parque gramado.
Tem como principal característica o cultivo de plantas rasteiras de pequeno porte, conforme figura 6, e necessitam de um volume de água menor e pouca manutenção.
O sistema se caracteriza por ter vegetação de solo médio com filtro geotêxtil sintético de drenagem e retenção de umidade, sistema de isolamento, barreira de proteção da camada de superfície com membrana impermeável.
Por esses motivos tem um impacto menor de sobrecarga sobre os elementos da cobertura, dos pilares e da fundação (VECCHIA, 2005).
As empresas especializadas na instalação e manutenção dos telhados verdes, concordam que o solo extensivo tem de 5 a 15 cm de espessura e a vegetação de 5 a 13 cm, conforme figuras abaixo, e a carga estrutural necessária varia de 80 Kg/m² a 150 Kg/m²
2.6.2 Intensivo
Conforme a Associação Internacional Telhado Verde (2011), os