LABORATORIO RESISTORES
Esta experiência tem como finalidade, à análise de circuitos elétricos utilizando-se das Leis de Kirchhoff, também conhecidas como a Lei das Malhas e a Lei dos Nós,para por em pratica toda a teoria em sala.
Circuito em Série:É o circuito onde todos os elementos se encontram interligados em série com a fonte de energia. No circuito em série a corrente elétrica é a mesma em todos os pontos do circuito e a tensão é dividida proporcionalmente.
Circuitos em Paralelo: No circuito elétrico paralelo todos os elementos se encontram em paralelo com a fonte de energia. O circuito paralelo apresenta vários caminhos para a corrente.Em um circuito em paralelo a tensão é a mesma em todos os pontos do circuito. Porém a corrente varia de acordo com a resistência.
2. Objetivo
Verificar, experimentalmente, as leis de Kirchoff, na pratica comparando os resultados com a teoria e compreender as características de utilização do multímetro para medição de voltagem e corrente em um circuito misto.
3.Introdução
Um circuito é, normalmente, constituído por vários elementos ligados entre si de forma que exista pelo menos um percurso fechado por onde a corrente possa circular. Para formar este circuito, efetuam-se várias ligações ou junções (“nó” de um circuito) entre os terminais dos elementos (“ramo de um circuito”), até formar um circuito fechado.
Para analisar esse tipo de circuito que pode se tornar complexo, uma solução é utilizar as leis de Kirchhoff.
A Lei das Tensões de Kirchhoff estabelece que seja nula a soma algébrica das diferenças de potencial ao longo de uma malha qualquer. Esta lei é conseqüência da definição de potencial elétrico.
Exceto para o caso de um circuito de uma única malha, o número de equações independentes que se obtém com a aplicação dessa lei é sempre menor que o número de malhas.
A Lei das Correntes de Kirchhoff estabelece que seja nula a soma algébrica das correntes que convergem para um nó de um circuito. As correntes que entram num nó