Dispositivo de Manobras II
COMANDO E SECCIONAMENTO NÃO
AUTOMÁTICO
Os dispositivos de manobra (ou de comando) e de proteção podem ser classificados em: ●
Dispositivos de baixa tensão, quando projetados para trabalhar com tensão inferior ou igual a 1000V.
●
Dispositivos de alta tensão, quando projetados para trabalhar com tensão superior a 1000V.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA, PROTEÇÃO
COMANDO E SECCIONAMENTO NÃO
AUTOMÁTICO
Os dispositivos de manobra ou de proteção possuem três tipos de circuitos internos: 1 – Circuito principal, que é o circuito constituído pelo conjunto de todos os circuitos associados cujo dispositivo de manobra ou de proteção tem a função de abrir ou fechar a carga;
2 – Circuito de comando, que é o circuito responsável pelo comando do circuito principal, ou seja de ligar ou desligar o circuito principal;
3 – Circuito auxiliar, circuito responsável pelo sistema de indicação e alarme de situações com a carga ou com o circuito de comando.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA, PROTEÇÃO
COMANDO E SECCIONAMENTO NÃO
AUTOMÁTICO
Polo
Polo é uma parte do circuito principal de um dispositivo de manobra associada exclusivamente a uma fase do circuito, não incluindo as peças que asseguram a fixação e a operação conjunto de todos os polos.
DISPOSITIVOS DE MANOBRA, PROTEÇÃO
COMANDO E SECCIONAMENTO NÃO
AUTOMÁTICO
A operação de um dispositivo é o movimento dos contatos móveis do circuito principal ao dispositivo, de uma posição para outra.
É importante observar que a operação de um dispositivo pode ser considerada tanto do ponto de vista elétrico (para estabelecer ou interromper uma corrente) como do ponto de vista mecânico (para abrir ou fechar os contatos principais).
Ciclo de operação de um dispositivo de manobra é a sucessão de operações de uma posição à outra e a volta à posição inicial, passando por todas as outras posições se existentes.
Sequência de operações é a sucessão de operações especificadas em