Proteção Elétrica
2.1 Disjuntores
Os disjuntores têm o mesmo papel dos fusíveis. Ele é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores. Uma boa característica dos disjuntores, é que, além de proteger a corrente, ele também serve como dispositivo de manobra.
Para reativar o disjuntor, basta que ligue a chave (dispositivo de manobra) novamente, enquanto que nos fusíveis queimados precisamos trocá-los por novos, podendo até tomar choque, quanto que isto não ocorre quando religamos o disjuntor.
Existem vários tipos de disjuntores, o mais conhecido é o termomagnético que possui três funções:
Manobra: abertura e fechamento do circuito;
Proteção contra sobrecargas: quando a corrente elétrica acima do previsto para o disjuntor permanece por um determinado período, ativa um dispositivo do disjuntor que é sensível ao calor e provoca a abertura dele.
Proteção contra curto-circuito: que através de um dispositivo magnético desativa o disjuntor, quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica.
Os disjuntores são classificados comumente como NEMA ou DIN. Embora essa classificação refira-se somente ao tipo de encaixe (e não à forma de operação) do disjuntor no quadro de distribuição, os disjuntores com padrão de fixação NEMA estão caindo em desuso, sendo o mais usual atualizar o quadro de distribuição para disjuntores padrão DIN. Este disjuntor é muito utilizado em casas, pois quando ocorre uma sobrecarga ou um curto-circuito ele desliga, fazendo assim com que não ocorram danos nos eletrodomésticos.
2.2 DR’s
O elevado numero de acidentes originados no sistema elétrico impõe novos métodos e dispositivos que permitem o uso seguro e adequado da eletricidade reduzindo o perigo as pessoas, alem de