Projeto tcc
CURSO DE DIREITO
ALCIANE PRICILA SONTAG
ASSÉDIO PROCESSUAL: LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ E FRAUDE PROCESSUAL
CONCÓRDIA, SC 2010
ALCIANE PRICILA SONTAG
ASSÉDIO PROCESSUAL: LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ E FRAUDE PROCESSUAL
Projeto apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina de Metodologia Ciêntifica, do Curso de Direito, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Concórdia, sob orientação do(a) professor(a) Solange Zotti.
CONCÓRDIA
2010
1 Introdução
1.1 ÁREA
O presente projeto se reporta à área de Direito Processual Civil.
1.2 TEMA
Assédio Processual: Litigância de má-fé e Fraude Processual.
1.3 DELIMITAÇÃO DO TEMA
O processo surgiu da necessidade social de haver a organização na sociedade, tendo como forma a solução dos conflitos. Este trabalho será realizado com o fim de pesquisar quais os dispositivos/normas legais que se aplicam às manobras acima referidas e entender a sua interferência na relação processual.
1.4 PROBLEMA
Diante do mau comportamento que os advogados vêm tomando, tentando prejudicar a parte adversa, comprometendo assim a dignidade e boa-fé, quais seriam as sanções aplicáveis com maior (ou melhor) efetividade a esses casos para não retardar ainda mais o trâmite processual?
1.5 JUSTIFICATIVA
O legislador, diante do acumulo de processos em seus gabinetes, como também a pressão da sociedade, tem procurado encontrar soluções para resolver esses problemas. Diante disso, este trabalho será realizado com o fim de verificar quais os dispositivos/normas legais de aplicabilidade das sanções para com os advogados que agem com má-fé, objetivando a prejudicialidade da parte adversa, bem como