A importância da didática
Em suma, didática corresponde à arte de ensinar, sendo descrita por muitos, como parte da pedagogia que se ocupa de métodos e técnicas de ensino. Há quem critique essa descrição e a considere uma ciência particular. São elementos da ação didática: o professor, o aluno, a disciplina, o contexto da aprendizagem e as estratégias metodológicas. Diante desse contexto, a didática assume grande responsabilidade na ação docente, sendo então concretizada no ensino.
Apresentada como ciência da pedagogia, ela assume um papel fundamental na formação do educador, pois é na ação e na prática do ensino que ela se manifesta, compreendendo e desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem. O educador torna-se então, sujeito e objeto desse processo, sujeito porque é através dele que o ensino se dá e objeto porque ele precisa ter uma formação condizente com os objetivos educacionais para corresponder às necessidades dos alunos.
Logo, vê-se a relevância de uma formação adequada do professor, uma vez que professor mal formado tende a formar mal os seus alunos. A didática insere nesse processo de formação um papel importante como elemento estruturante do seu método, ora estudando, retomando, discutindo e se adaptando a teoria e a prática da técnica de ensino. Entretanto, esse processo de formação não se restringe apenas à escola, visto que todos os processos de aprendizagem estão estruturados num contexto histórico que manifesta as aspirações de crescimento e desenvolvimento de uma dada sociedade.
“Se o professor é o combustível da educação, a didática é o fôlego de vida de um processo de ensino-aprendizagem eficiente, dinâmico, ativo e