A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PROJETUAL
659 palavras
3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PROJETUALCristian Sica1 Camila Schio1, André Henrique Hoffmann1,, Dailane Moreira2, Daniele Bertolini1, Graciele Caroline Balest1.
Lorí Crízel3
Instituição: Universidade Paranaense – UNIPAR, Cascavel
Área e Subárea: Arquitetura – Educação
INTRODUÇÃO: Nossa pesquisa parte de estudos de didáticas adotadas e discutidas, destacando suas conseqüências diretas na formação do Arquiteto, constituindo resultados não satisfatórios para a formação do mesmo. Apontamos, nesse sentido, o que julgamos como a principal abordagem da disciplina de projeto.
OBJETIVOS: Compreender as discussões em torno das didáticas na disciplina de projeto, para que possamos analisar suas falhas, levando em conta a formação do acadêmico e da prática docente, contribuindo para novas análises e abordagens de métodos.
DESENVOLVIMENTO: Pressupõe-se que um ”Arquiteto” pode ser definido como alguém que tenha: capacidade crítica, criatividade, diversidade projetual e percepção do entorno. A má formação pedagógica dos professores acarreta a má formação dos alunos. Percebe-se que alguns destes não apresentam tais características. O que fazer e como proceder para que o ensino de projeto não crie meros reprodutores e releitores de obras, conceitos, pensamentos? Modelos epistemológicos adotados nos cursos de arquitetura acabam formando “Não arquitetos”. O conceito “Arquiteto Professor” é entendido muitas vezes como sendo o mesmo que “Professor Arquiteto”. Enquanto este possui conhecimento arquitetônico e didático, aquele somente arquitetônico, estando no ramo pedagógico por uma causalidade ou qualquer outro motivo. A seguir, as três didáticas que formam “Não Arquitetos”. A primeira consiste em uma simulação da profissão de arquiteto. O professor “disfarça-se” de cliente e o graduando de arquiteto. A segunda é o “Engajamento social”, pautado em elaborações de projetos aos que não têm condições financeiras para pagar um profissional, objetivo que inicialmente seria o