Patologias da orelha externa, media e interna
Otite externa: é um termo genérico que inclui qualquer doença que curse com inflamação ou infecção do conduto acústico externo e pavilhão auricular, podendo variar de simples inflamação a doenças fatais.
Carcinoma: Aparece sob a forma de úlcera progressiva. Este câncer aparece na borda superior da orelha externa e pode ser tratada com a ajuda da cirurgia.
Câncer do canal auditivo: O câncer de canal auditivo aparece no canal do ouvido, especialmente na parte exterior. Este tipo de câncer também aparece no interior do canal auditivo, no partir de um tumor.
Malformações
Microtia: formação onde o indivíduo nasce com orelha externa muito pequena. Pode ser rudimentar, acompanhada de apêndices pré-auriculares. Pode estar associada à déficit auditivo. A estrutura do pavilhão varia de extremamente mal formado até defeitos mínimos.
Anotia: Causada por falha no seu desenvolvimento por ausência de proliferação mesenquimal ou por bloqueio embrionário entre a sexta e a oitava semana de gestação.
Atresia do conduto auditivo externo: É uma alteração congênita na anatomia do conduto auditivo externo, podendo ocorrer independente ou relacionada à outras malformações de pavilhão auricular.
Estenose do conduto auditivo externo: Malformação onde o conduto auditivo externo encontra-se estreito. O estreitamento do tipo membranoso, forma um diafragma cicatricial mais ou menos espesso, anteriorizando a entrada do conduto.
Exostose: Formações ósseas arredondadas, de consistência endurecida, localizadas na metade interna do conduto auditivo externo, geralmente múltiplas e bilaterais. A etiopatogenia é desconhecida. É multifatorial, dependendo da raça (não ocorre em negros e chineses), sexo (4 homens para 1 mulher) e de fatores ambientais.
Orelha média
Otite média secretora: A otite média secretora é uma doença na qual o líquido se acumula no ouvido médio em consequência de uma otite média aguda que não se curou por completo ou então devido à obstrução da trompa