A importância na didatica
Contribuições da tecnologia educacional para docência na área da saúde
Resumo
Introdução: o processo educacional é uma relação entre seres humanos. Aprender e ensinar constituem atividades muito próximas da experiência humana. Desde o nascimento, cada homem enfrenta não apenas o desafio da sobrevivência, mas também o do desenvolvimento, que se alcança pela aprendizagem realizada no seio de comunidades que se renovam constantemente. Daí, a importância fundamental de levar o docente universitário a refletir sobre sua prática profissional enquanto professor, mediante o princípio de que aprendemos quando introduzimos alterações na forma de pensar e de agir, e ensinamos quando partilhamos com o outro as experiências e os saberes acumulados.
Objetivo: apresentar algumas contribuições didáticas e metodológicas para o desempenho do docente do ensino superior em saúde.
Métodos: foi elaborada uma revisão das tendências pedagógicas atuais, partindo do pressuposto que instituições privadas mantêm uma matriz curricular baseada na pedagogia tradicional e apresentado os pilares e princípios somados às habilidades e competências necessários ao educador atual na área da saúde, analisando sempre os aspectos positivos, os riscos, os dilemas e os paradigmas de cada situação.
Conclusão: este trabalho é um convite aos professores e educadores conscientes para a necessidade de mudar e adequar as práticas educacionais, não deixando de considerar a ética e os princípios morais.
Palavras-chave: educação em saúde, aprendizagem baseada em problemas, modelos educacionais.
Contribuições para um planejamento educacional em ciências da saúde com estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem
Introdução
No cotidiano da vida universitária, verifica-se uma preocupação por parte dos gestores da instituição com a competência e titulação do profissional na área de formação, muitas vezes não exigindo a formação