A importância da didática
Didática tem origem no idioma grego; provém de didaktiké significando a arte (maneira) de ensinar ou instruir. É uma ciência teórico-prática, que pesquisa e experimenta novas técnicas de ensino e sugere formas de comportamento a serem adotadas no processo da instrução. Correlaciona-se a outras, em especial à Psicologia, Sociologia, Filosofia e Biologia. Celso Antunes (1937) define a Didática como sendo: “Etimologicamente refere-se à parte da Pedagogia que cuida das questões relativas ao ensino. O termo é mais utilizado como o conjunto de atividades escolares que tem em vista a transmissão de conteúdos. Parte da Pedagogia voltada para o ensino e seus métodos. Direção e arte da aprendizagem. Tudo que diz respeito ou tem por fim o ensino.”
Trata-se de saber manejar os conteúdos e transmiti-los aos alunos instigando-os ao conhecimento.Cremos que desenvolver a práxis educacional é de suma importância, pois a razão prática faz com que o ser crie seu objeto de estudo, sua verdade. Se o professor não fizer com que o aluno se interesse pelo estudo, induz este a aceitar uma verdade que ele não conhece, uma realidade que não é sua e não o interessa.
Segundo Luckesi(1994,p.30),a Didática deve servir ao professor como instrumento de inspiração e criatividade, fazendo-o compreender o processo de ensino em suas múltiplas determinações, para articulá-lo à lógica, aos interesses e necessidades da maioria da clientela presente nas escolas hoje, propondo, também, reflexões sobre a prática e formas de organização voltados aos interesses na atual organização da escola, suas políticas implícitas na seleção de conteúdos, objetivos, métodos, técnicas, recursos e avaliação para o ensino, conforme reza a questão política do trabalho pedagógico, condizente a cada escola. A didática auxilia no processo de politização do professor contribuindo para ampliar a sua visão quanto às perspectivas