Corrupção - artigo
Corrupção: Ato de corromper; decomposição; desmoralização; depravação; devassidão; sedução; suborno. Ao contrário do que é muito enfatizada, a corrupção brasileira não possui nenhuma ligação genética ou herdada dos portugueses. A ligação existente é comportamental, pois a tripulação portuguesa era em sua maioria composta de assassinos e ladrões. O Brasil como diversos outros, é um país onde se percebe a corrupção em diversos níveis e com inúmeras faces, desde os cidadãos até os maiores cargos de direção. O presente artigo objetiva destacar a questão da corrupção em seus níveis confrontando com a questão da moral e da ética.
Corrupção: As faces da corrupção e sua Questão Ética
No Brasil como uma forma de sobressair e facilitar a corrupção, o Estado não oferece como seu maior dever a educação e a cultura de forma adequada; uma sociedade de analfabetos está mais suscetível a manipulação do que uma sociedade com maior conhecimento. Como destacamos anteriormente, no Brasil como em diversos outros países existe a corrupção, a grande e essencial diferença está falta de fiscalização e na forma como é divulgado o processo de corrupção.
Somos, sim, um país onde a corrupção, pública e privada, é detectada somente quando chega a milhões de dólares e porque um irmão, um genro, um jornalista ou alguém botou a boca no trombone, não por um processo sistemático de auditoria. (Artigo A Origem da Corrupção, Stephen Kanitz).
O sistema de privilégios advém de tempos, o famoso “jeitinho brasileiro” já tomou conta de toda sociedade. Quando falamos em corrupção, destacamos as de nossos governantes que afetam de modo geral. Mas o que não pode ser esquecida é a questão do pequeno sistema que existe no próprio dia a dia do cidadão que faz e o faz utilizar o meio da corrupção. São pequenas ações que podem ser colocadas para um bem maior, mas que são modos de corromper, que auxiliam e beneficiam um pequeno ou