RESUMO ARTIGO CORRUPÇÃO CRIME CONTRA A SOCIEDADE
por
Joyce Pereira dos Santos Aluna do Curso de Pedagogia 1º Período
Trabalho apresentado à Profª Eneile Saraiva, na disciplina Teoria e Prática do Texto.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto Multidisciplinar
2º Semestre de 2013
RESUMO
BOFF, Leonardo. Artigo Corrupção: crime contra a sociedade, JB online, 15/04/2012
RESUMO
BOFF, Leonardo. Artigo Corrupção: crime contra a sociedade, JB online, 15/04/2012
É de conhecimento geral o comportamento das autoridades públicas no Brasil, que está cada vez mais propenso à fraudes , como foi brilhantemente abordado no artigo Corrupção: crime contra a sociedade, escrito por Leonardo Boff. De acordo com os dados expostos pelo jornalista, é possível constatar a banalização e total impunidade dos atos corruptos.
No texto, o Boff propõe identificara origem da corrupção, sob pelo menos três prismas. A princípio, historicamente, onde a desigualdade social sempre presente, acabou padronizando um instinto ilícito de sobrevivência, gerando nas pessoas um desejo veemente de tirar vantagens em tudo. Passando pela abordagem política, onde se pode observar a característica patrimonialista dos portadores de autoridade, que no âmbito de seu poder, não são capazes de distinguir o campo público do privado. Bem como a perspectiva cultural, que aponta o desejo irrefreável de adquirir domínio e poder, apelando enfim, para a corrupção.
Uma vez que o dinheiro público é defraudado, a sociedade fica privada de seus direitos básicos, tais como: educação, saúde e moradia. Diante disso, fica explícita a intensidade desta ação repreensível que lesa a população. Dessa forma, o autor sugere o aumento da transparência nas ações governamentais e a luta por uma democracia igualitária na