Equipa NOW
Segundo o conceito de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard e a informação dada sobre os trabalhadores da equipa no Pedro Almeida achei pertinente adoptar os seguintes estilos a cada elemento.
No caso do Sérgio visto que é tecnicamente competente e até poderia ter sido o coordenador do projecto e ficou apenas desmotivado pela não nomeação do cargo o estilo de liderança indicado seria “Delegar”. Esta Liderança ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contacto com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.
No caso do Frank visto que ele já está na empresa há 12 anos e tem bons contactos dentro da mesma, o tipo de liderança indicado seria “Apoio”. Está liderança consiste no líder encarrega-se de estimular o colaborador para adquirir segurança e aprendizagem, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais apoio para o colaborador executar as suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
No caso da Tânia visto que não foi escolhida após pedir várias vezes a mudança de cargo e ainda não conseguiu mudar e estando bastante frustrada com a função actual a liderança indicada seria “Orientar”. Este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução da mesma. O líder contribui apoiando na obtenção de novas ideias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
No caso do Francisco visto que este é o especialista do novo software, motiva-se facilmente e é novo na empresa vamos apostar nele a liderança indicada seria “Delegar”. Com já expliquei acima esta liderança baseia-se quando os colaboradores tem mais autonomia e liberdade na minha opinião o Francisco parece ter tudo o que é necessário para ser um bom trabalhador e ter este beneficio.
No caso da