jackson pollock
Disciplina História A
Realizado poe Nº 2 Turma 12º7
09-04-2013
No âmbito da disciplina de História A, vou realizar este trabalho sobre Jackson Pollock, um pintor norte-americano que marcou a época pós-guerra nos anos 40-50 do século XX. Tenho como objectivo apresentar a sua vida, o seu trabalho e como este marcou a época em que viveu. Nasceu, viveu, criou, morreu Paul Jackson Pollock nasceu na localidade de Cody, no Wyoming, a 28 de Janeiro de 1912. Era o mais novo de cinco filhos de uma família da classe trabalhadora. As dificuldades financeiras e o clima de instabilidade da época obrigaram a família a desenvolver um estilo de vida nómada, mudando de cidade inúmeras vezes.
Abandonado pelo pai aos nove anos e pouco apoiado pela mãe, o hipersensível Jackson cresceu imerso em sentimentos de medo, instabilidade e baixa auto-estima, todos agravados na adolescência. Os casos de indisciplina escolar sucediam-se à medida que a dependência do álcool aumentava.
Começou a estudar pintura aos 17 anos em Nova Iorque onde frequentou aulas de Thomas Hart Benton, um artista regionalista que pintava cenas de natureza histórica, rural e social.
Durante os anos 30, trabalhou sobre a influência do seu professor e também de pintores muralistas mexicanos como Orozoco, Rivera e Siquieros. Interessou-se pela escala dos murais e pelo impacto visual das cenas épicas e de activismo político. Neste período inicial da sua vida abordou certos aspectos do surrealismo e mais tarde também recebeu influências cubistas de Picasso e pós-cubistas de Miró.
De 1938 a 1942 trabalhou para o Federal Art Project e a meio dos anos 40 já se encontrava totalmente submerso no estilo abstrato. Esta altura foi o grande salto na carreira de Pollock.
Em 1945 casou-se com a pintora Lee Krasner, uma influente artista abstrata que se tornou uma influência para a carreira e o percurso de Pollock.