DPS
Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) ou "supressor de surto" é um dispositivo destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas na rede da concessionária de energia elétrica, quedas de energia, liga/desliga de máquinas, motores, manobras de grandes cargas pela concessionária. Um DPS regula a tensão fornecida a um dispositivo elétrico, em geral, absorvendo e desviando para terra as tensões que ultrapassam um limite de segurança.
Como funciona?
Instala-se o DPS na região ao qual se deseja proteger os equipamentos, pode ser no quadro de distribuição ou na entrada do padrão ou em combinação.
Para tanto, além do DPS é necessário que haja um sistema de aterramento bem feito, interligado com o terra da entrada padrão. Pois quando houver um surto elétrico o DPS escoará este surto para o aterramento. Quando o surto é muito forte, acima do nível de suportabilidade do DPS, o mesmo queima-se devido ao efeito Joule (aquecimento demasiado), neste caso o dispositivo térmico interno desliga a fase/neutro para que não haja corrente de fuga constante para o
"terra", bem como o DPS sinaliza defeito no seu corpo, sendo então necessário sua troca.
Surto Elétrico
É um distúrbio cotidiano na rede elétrica, é uma sobre tensão nas redes elétricas que elevam as tensões para 500, 1000 e até 5000 mil volts ou mais, que sem a correta proteção reduz a vida útil, danifica e queima nossos eletro-eletrônicos.
DPS - classe I
Os DPS`s Classe I protegem os sistemas de baixa tensão contra sobre tensões e altas correntes de surto que podem ser provocadas por raios, diretos ou indiretos.
Esses dispositivos possuem o nível de proteção de tensão de até1,5kV. Os DPS`s classe I são testados com correntes de impulso de 25…100kA, com forma de onda de
10/350μs.
DPS - Classe II
Os DPS`s classe II são dispositivos adequados a proteção contra os efeitos das descargas indiretas. Estes