dispensa de licitação
Gestão de Logística e Cadeia de Suprimentos
CURSO
MBA GESTÃO DE COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Profª. Daniela Goldoni
ALUNO
Danilo Marques dos Santos
RA. 9003165
Estoque
O estoque de uma empresa, em média representa 17% dos custos logísticos. É importante analisar e verificar as possibilidades de melhoria para redução de custos.
Custos de Estoque
Os principais custos associados à manutenção de estoques podem ser divididos em: impostos, seguros, obsolescência/perdas, estocagem e custo de oportunidades do capital.
O último se destaca devido as altas taxas de juros brasileiras que representam um valor alto parado na conta do ativo que afeta diretamente o retorno sobre o capital dos acionistas.
Decisões de Estoque
Um dos maiores desafios das empresas é reduzir os custos sem comprometer as vendas.
Para isso é necessário se perguntar: quando pedir? Quanto manter? Onde localizar os estoques? E com o auxilio de cálculos matemáticos e estatísticas balancear o estoque de acordo com a demanda dos produtos, podendo chegar a uma redução de 3% a 20% e/ou obter aumentos de margem, evitando perdas de venda por falta de produto.
Suprimentos
No processo de aquisição de materiais as reduções de custos adquiridas podem ter um grande impacto sobre os lucros.
O setor de compras das empresas pode ser centralizada, onde é possível efetuar melhores negociações devido ao volume dos pedidos, porém os processos podem ser mais demorados; descentralizada, onde é possível agilizar o processo, mas pode gerar ineficiências operacionais; ou híbrida, que trabalha com a vantagem das duas estruturas.
A gestão estratégica de compras (Strategic Sourcing) classifica os bens e serviços contratados para uma diferenciação dos métodos e procedimentos de compras, através de uma matriz que considera o valor anual comprado e o risco de fornecimento: segurança estratégica – garantir