Crise na Europa
Identificação do aluno: MARCO ALEXANDRE MOEZINHO
Identificação da Turma: CONTROLADORIA E FINANÇAS – 9 DE JULHO
Data: 30/11/2012
I. Título do artigo: A crise na europa e o valor das ações.
II. Fonte do artigo http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=894 A crise na Europa foi devastadora para todo o mercado acontece que os países mais afetados como o caso da Grécia já era esperado uma crise como essa.
Pois o País em tempos de fartura já vinha dependendo de aportes financeiros oriundos de países da união europeia, ou seja, se esses aportes já aconteciam em épocas boas imaginamos a situação nos dias atuais.
O índice de endividamento da Grécia aumentou em muito com países como a França e a Alemanha. Que ainda em meio a essa crise conseguem caminhar com seu próprio desempenho de produção.
Acontece que essa situação afeta toda a união europeia e isso gera uma injeção de desânimo no mercado de ações gerando grandes quedas nas ações nas bolsas devido à queda na importação e nas fontes de financiamentos. Essa queda acaba afetando todos os demais continentes, pois o impacto da queda da economia pode afetar mundialmente o mercado financeiro. Pois, a tendência é que a Europa busque apoio em países que estão em ascensão.
Hoje as empresas estão buscando ajuda do banco central para ter novamente liquidez, acontece que o banco libera recurso para as empresas quitar o próprio banco central, ou seja, pegar empréstimos a uma taxa “x” e pagam com taxa “y” essa bem superior em relação à taxa de tomada do dinheiro. Trata-se de uma operação estranha, mas é o que vem ocorrendo para as empresas simplesmente terem liquidez.