dislexia
Segundo Teles (2004) foi em 1896 que Pringle Morgan diagnosticou um caso de um jovem de 14 anos que mesmo sendo inteligente na realização de outras atividades, tinha dificuldade na linguagem e escrita, ele a chamou de cegueira verbal. No entanto, já se sabe que a dislexia não nenhum problema de visão.
Definição da dislexia
Dislexia é uma palavra derivada do grego, a etimologia da palavra é constituída dos radicais dys (dificuldade) e lexia (palavra). Porém, para compreender qual a definição de dislexia postulada ao longo do tempo consultamos a primeiro momento o dicionário Saraiva (2010, p 335) “Distúrbio caracterizado pela lentidão na aprendizagem, pela dificuldade de concentração e pela dificuldade de correlacionar os fonemas aos respectivos sinais gráficos”.
No entanto, há várias definições de dislexia no mundo. A World Federation Of Neuralogy na Europa a definiu como um transtorno de aprendizagem especificamente na leitura e escrita das palavras simples.
Nos estados Unidos o reconhecimento da dislexia como um transtorno da linguagem e da escrita foi aprovado em 1960, pelo congresso Nacional. Devido ao diagnósticos de várias crianças portadores da síndrome neste país foram criados leis que garante a elas uma educação diferenciada em classes separadas com uma atenção especial, Melo (2009) No Brasil de acordo com a associação Brasileira de Dislexia (ABD), em 1994 foi divulgada pela Internacional Dyslexia Association uma definição sobre a dislexia. Segundo a (ABD) que é muito respeitada nos estados americanos e está vinculada a Internacional