QUÍMICA- PROPRIEDADES DE SÓLIDOS, LÍQUIDOS E SOLUÇÕES
Curso: ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: QUÍMICA TECNOLÓGICA
Professor: Carlos Augusto da Silva
KEYTH LORRANNY MOTTA MENDES MARTINS
R.A-5116616
PROPRIEDADES DE SÓLIDOS, LÍQUIDOS E SOLUÇÕES
UBERLÂNDIA-MG
2011
1. INTRODUÇÃO
Propriedades dos sólidos:
Os sólidos podem ser classificados quanto à sua estrutura em cristalinos ou amorfos (não cristalinos). Em um sólido cristalino os átomos, íons ou moléculas estão ordenados em arranjos bem definidos. Esses sólidos geralmente têm superfícies planas ou faces que fazem ângulos definidos entre si. Material amorfo ou substância amorfa é a designação dada à estrutura que não têm ordenação espacial a longa distância (em termos atómicos), como os sólidos regulares. É geralmente aceito como o oposto de estrutura cristalina.
Os sólidos também podem ser classificados quanto ao elétron de valência em: iônicos, moleculares, covalentes e metálicos.
As propriedades dos sólidos dependem fortemente da sua estrutura. Dentre as quais podemos citar: Ópticas (reflexão, refração, absorção, radiação); Elétricas (efeito piroelétrico – aparecimento de polarização elétrica por efeito de uma variação de temperatura); Magnéticas (ferromagnetismo, indução magnética); Supercondutividade (ausência de resistência elétrica, levitação num campo magnético).
Propriedades dos líquidos:
Líquidos são geralmente imaginados como sendo um estado "intermediário" da matéria entre sólidos e gases, visto que a passagem usual de um sólido para o estado gasoso atravessa a fase líquida. Dentre suas propriedades podemos citar: sua viscosidade e sua tensão superficial.
Viscosidade: A resistência de um líquido para fluir (escoar) é chamada de viscosidade, é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se