IPCA
FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
IPCA (Índice de preços ao Consumidor Amplo)
A FIPE foi a primeira a ter cálculos semanais na inflação, usando indicadores que auxiliam a medir o comportamento dos preços na economia, serve para avaliação de perdas e ganhos, que são apurados no Brasil há muito tempo, existem vários tipos de índices de preços, e vários institutos que fazem esses cálculos.
O IPCA é um dos indicadores mais tradicional na medição evolutiva de custo de vida das famílias paulistanas foi criado pela prefeitura de São Paulo em 1935, tendo em vista o objetivo de calcular reajustes de salários dos servidores municipais. Era de responsabilidade inicial da Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura, mas em 1968 o Instituto de Pesquisas Econômicas da USP foi quem tomou a rédea e em 1973 a FIPE.
Os responsáveis pela produção do IPCA FIPE-SP lembram que sua importância é como indicador alternativo confiável pelo mercado em relação aos índices voluntados pelo Governo Federal.
O FIPE tem muita credibilidade e foi conquistado ao longo do período de inflação elevada que chegou aos 80% em 06/94, pois era uma instituição a fazer apurações e divulgações semanais dos preços, e balizar as expectativas de inflação projetada diariamente pelo mercado, fez isso antes da s demais instituições que acompanham a taxa de inflação.
O calculo quadrissemanal do IPCA-FIPE começou em 1986 no ano do plano cruzado, primeiro plano de estabilidade do governo Jose Sarney que tentou debelar inutilmente a inflação com congelamento de preços, mas apenas mascarando a verdadeira inflação medida no IPCA.
O IPCA em épocas de alta inflação era de grande importância, era utilizados livremente e oficialmente como indexadores dos mais variados contratos, com a finalidade de3 corrigir as perdas do poder de compra dos rendimentos dos salários e etc.
Mas com a inflação controlada como