Dislexia na educacao infantil
Equipe: Grupo Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pós-
Graduação em Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane. (Via Atlântica:
Perspectivas Fraternas na Educação de Jovens e Adultos entre Brasil e Moçambique). PROCESSO 491342/2005-5 – Ed. 472005 Cham.
1/Chamada. APOIO FINANCEIRO: CNPq e UNESCO
Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa”
Sítios Oficiais: www.mocambras.org / http://www.acoalfaplp.org/ 46
O professor do Ensino Fundamental e os distúrbios de leitura
Basic learning teaching and lectures disabilities
Helena Ferro BLASI
RESUMO
Esse artigo discute a dificuldade observada na escola em lidar com questões patológicas da linguagem, mais especificamente aquelas ligadas à dislexia. Tal fato tem determinado a impossibilidade de discernir alterações pertinentes ao processo normal de aprendizagem daqueles compatíveis com o distúrbio. Há atualmente uma importante preocupação em se firmar diagnósticos e rótulos, pois estes marcam, em grande escala, as relações dos sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender. Objetiva-se neste artigo, alertar para a constatação, de que a escola ainda não responde, eficazmente, ao desafio de trabalhar com as necessidades educacionais relacionadas às dificuldades de linguagem no que se refere à leitura e escrita, chamando atenção para a ausência de esclarecimento adequado a respeito do insucesso da aprendizagem escolar.
Palavras-chave: aprendizagem, dislexia, leitura.
ABSTRACT
This article argues the difficulty observed in the school in dealing with pathological questions of language, more specifically with dyslexia.
Such fact has determined the impossibility to discern pertinent alterations to the normal process from learning of those compatible ones with