Dislexia na Educação Infantil
“FATORES PREPONDERANTES A CERCA DOS DISTÚRBIOS DE
APRENDIZAGEM”
Sueli Rejane Pinto Lopes1
RESUMO: Este trabalho aborda o estudo da dislexia e alguns dos distúrbios de aprendizagem associados a outras perturbações co-mórbidas, (presença de 02
(dois) ou mais diagnósticos) conhecidos como Dislalia, Disortografia, Disgrafia,
Discalculia, Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA). Diante da relevância de se fazer este estudo, serão evidenciados alguns pontos essenciais da Dislexia na educação infantil, caminhando pelo conceito, etiologia, classificação, sintomas, diagnósticos avaliados por uma equipe multidisciplinar e encaminhamento para tratamento. Permitindo, finalmente que a criança seja inserida na sociedade e também, que todos possam alcançar o principal objetivo, que é a evolução do ensino/aprendizagem e a consciência plena de uma educação justa.
PALAVRAS-CHAVE: Dislexia. Perturbações co-mórbidas. Sintomas. Etiologias.
Diagnósticos. Tratamento. Instituição Escolar/Clínica
1 INTRODUÇÃO
Este artigo é parte da conclusão do curso de Pós-graduação em
Psicopedagogia Institucional, e tem como objetivo principal, a reflexão e a melhor compreensão acerca dos distúrbios de aprendizagem na educação infantil, evidenciando a Dislexia, devido sua complexidade.
Compreendendo a importância de desenvolver um trabalho acerca dos distúrbios de aprendizagem, que contribuísse para o alcance do melhor entendimento da dislexia, fez-se necessário abordar, primeiramente, a trajetória da compreensão dos distúrbios de aprendizagem, tornando-se bastante oportuno fazer uma reflexão e uma análise prévia em torno das questões relacionadas à Dislexia na educação infantil.
Este artigo inicia-se pelo histórico da identificação da dislexia a partir de
BERKLAN (1881), e, posteriormente, pelo estudo de outros autores como
GRÉGORE (1997), ESTIENNE, (2001),. Johnson MYKLEBUST (1987), MORAES
1
Especialização em Psicopedagogia