Metodologia 5S, 8S e Kaizen
1. INTRODUÇÃO
Durante toda a história da civilização desenvolveu-se diversos meios alternativos de organizar a forma de trabalho, especialmente os meios produtivos, que uma vez contextualizados certamente foram condicionados por fatores culturais, econômicos, sociais e de ordem organizacional. Em dias atuais o processo de globalização tem interferido diretamente junto às definições da forma de trabalho, uma vez que o resultado deste processo é a competição.
Dessa forma, novos conceitos e práticas surgem em formatos padrões que buscam principalmente a otimização dos processos, resultando na qualidade de produtos, serviços, e preços, a fim de atender as novas demandas de clientes e conter os custos crescentes que são decorrentes do contexto atual.
De fato, os resultados serão os ganhos de lucros cada vez maiores em longos prazos. Estes conceitos e práticas têm representado as divisas entre uma empresa ótima e seus clientes altamente satisfeitos, pois se cria uma trama de relacionamento de parceria do tipo ganha-ganha.
O Programa 5 S’s, criado pelos japoneses e consolidado na década de 50 a partir das palavras SEIRI, SEITON, SEISON, SEIKETSU e SHITSUKE é uma alternativa eficaz de auxílio no sucesso da organização, a partir de uma técnica gerencial que possibilita a ocorrência de melhorias no ambiente, como manter o ambiente limpo, organizado e harmônico, contribuindo para o adequado desempenho das atividades.
Da mesma forma, a metodologia Kaizen, com foco na melhoria contínua, resulta em aumento de produtividade e qualidade sem gasto ou com o mínimo investimento.
Torna-se substancial, portanto, que as organizações maximizem a utilização dos recursos disponíveis através de ferramentas importantes, como 5S e Kaizen, de modo que os programas implementados, nesse sentido, contemplem a eficiência e a eficácia no universo organizacional.
2. PROGRAMA 5S´s
A partir da intensa globalização das sociedades,