8 sensos
RESUMO
Este artigo mostra uma síntese do Programa 8S, que pode ser reconhecido como um programa de mudança de hábitos e comportamentos (Behaviour-Keeping). O Programa 8S é baseado no 5S japonês, que foi adaptado às condições sociais e comportamentais do trabalhador brasileiro. Com baixo investimento financeiro o Programa 8S, através de treinamento, modifica o comportamento e hábitos dos recursos humanos. Com esta mudança as pessoas passam a desperdiçar menos, reduzindo o custo variável e aumentando o lucro. Além de reduzir custos e aumentar lucros, o Programa 8S melhora a Qualidade de Vida no Trabalho e reduz os impactos ambientais.
Palavras-chave: Desperdícios, Mudança de hábitos e comportamentos, Programa 8S.
1. INTRODUÇÃO
Há muito que o desperdício de recursos materiais campeia nas empresas brasileiras.
Infelizmente sempre se desperdiçou muito em nosso país, talvez até pela abundância e facilidade de obtenção de recursos, especialmente os naturais básicos. Alguns dados estatísticos atuais indicam, por exemplo, os seguintes desperdícios no Brasil em 2005: 40% da água tratada, 50% dos alimentos produzidos e 30% da energia elétrica gerada. No Brasil, joga-se no lixo anualmente o equivalente a 150% do PIB, que é toda a riqueza gerada em um ano no país (ABRANTES, 2005). Como em 2007 o Brasil apresentou um PIB oficial de cerca de 2,3 trilhões de reais, significa que foram desperdiçados cerca de 3,45 trilhões, ou seja, em verdade o “PIB real” brasileiro em 2007, foi de 5,75 trilhões de reais, o que colocaria o país entre as cinco nações mais ricas do planeta. Existe entre nós, brasileiros, uma verdadeira
“Pedagogia do Desperdício”, que é passada de pai para filho e se processa em todas as atividades, inclusive e principalmente nas empresas e instituições.
O Programa 8S, que é baseado no 5S japonês, foi