Dislexia: definição
Pró-reitoria de Ensino – Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas
Curso: Letras Português - 3º período – Campus Januária
Professore: Sônia Alves Siqueira
Disciplina: Psicologia da educação e aprendizagem
Acadêmicos: Stefânia Lopes Ferreira, Fabíola Barbosa, Hellida Nunes e Odair Ferreira
Teoria Comportamental
Januária, maio de 2012
Teoria Comportamental
São várias as possíveis explicações para o processo desenvolvimento e aprendizagem. Consideremos as contribuições de alguns pesquisadores dessas teorias, como Watson, Pavlov e Skinner, no qual possuem suas bases no princípio de que todo conhecimento surge das experiências e se unem quando concordam que o ambiente é um fator determinante, através de um processo de associações de estímulo e resposta (R-E). Começamos então, por Pavlov.
Teoria do condicionamento clássico de Pavlov
Ian Petrovic Pavlov foi o filosofo que deu início aos estudos do condicionamento respondente. Em uma de suas pesquisas ele usou um cão faminto para submetê-lo a estímulos. A princípio ele observou seus comportamentos na presença alternada da luz e do som, ambos os estímulos não provocaram nenhuma resposta, no caso a esperada salivação. Num segundo momento o cão foi exposto ao pó de carne, estímulo que o fez salivar. O terceiro passo foi de apresentar o pó de carne juntamente com o som de uma campainha, novamente o animal salivou associando o som ao alimento. Após várias repetições deste último processo o cão também salivava ao ouvir som da campainha, sem a presença do alimento. Vejamos uma ilustração.
Estes mesmos procedimentos foram testados com a luz, e confirmaram-se os mesmos resultados. A luz e o som tornaram-se estímulos condicionados que provocam uma resposta. Esses tipos de condicionamentos explicam várias reações emocionais como medo, fobias, angústias, uma música que fica associada a uma pessoa ou um momento