Teoria da administraçõ
A administração cresceu e tornou-se uma ciência, uma técnica e uma arte:ela é uma ciência com princípios bem definidos e um corpo de conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para obter resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas. (Chiavenato Idelbrando, Administração-Teoria, Processo e Pratica, pág, 4).
3. Ênfase nas Tarefas, a Administração Cientifica e Clássica
Está relacionada dentro da abordagem da Escola da Administração Cientifica. Fundada por Frederick W Taylor, no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas de produção. Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada, foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Até então a forma de trabalho era escolhida pelo próprio operário e era baseada nas experiências de cada individuo. Sendo assim cada um dos operários obtinha uma maneira de trabalhar sendo difícil de ser controlada e supervisionada, então Taylor propôs que fosse retirado esse direito do operário e fosse designado um profissional para programar planejamento nas tarefas sou seja Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos.
As tarefas mais extensas e complicadas eram divididas em tarefas mais simples para racionalizar e padronizar. Essa simplificação e padronização tornaram as tarefas mais eficientes.
Evoluindo os pensamentos defendidos por Taylor, surge Henry Ford e o processo da Linha de Montagem, onde os operários executavam