disfunçoes
ERCÍLIA FERREIRA
ENMANOELLA DANTAS
JEANE CAVALCANTE
LEANDRO ALMEIDA
MAGDALA SANTOS
MARIA ALCILENE SANTOS
MORGANA SOARES
RUTE SILVA
WIRLA MARTINS
WILMA AZEVEDO
DISFUNÇÕES METABOLICAS
ARAPIRACA – AL
2013
ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE SANTA BÁRBARA
ERCÍLIA FERREIRA
ENMANOELLA DANTAS
JEANE CAVALCANTE
LEANDRO ALMEIDA
MAGDALA SANTOS
MARIA ALCILENE SANTOS
MORGANA SOARES
RUTE SILVA
WIRLA MARTINS
WILMA AZEVEDO
DISFUNÇÕES METABOLICAS
Trabalho apresentado como requisito de nota para a disciplina de Saúde do Adulto-Assistência Clínica. Ministrada pela Profª Márcia, na turma do “T”.
ARAPIRACA – AL 2013
Introdução
A síndrome metabólica ou plurimetabólica, chamada anteriormente de síndrome X, é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes. Ela tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio.
Síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.Caracteriza-se por uma gama de disfunções endócrinometabólicas, induzindo seu portador a queda acentuada da qualidade de vida, devido a morbi-mortalidade decorrente.
Disfunções Metabólicas
Apesar do excesso de gordura no corpo ser considerado como fator de risco independente para o advento de disfunções degenerativas, a concentração de gordura localizada na região do tronco e do abdome e, principalmente, aquela disposta na região intra-abdominal ou visceral é a que apresenta maior associação com distúrbios metabólicos. A concentração de gordura centrípeta constitui-se em nítido fator de risco para a chamada síndrome metabólica, também conhecida como síndrome plurimetabólica ou simplesmente “síndrome X”. Tal