efeito estufa
25897 palavras
104 páginas
A floresta amazônica exerce influência decisiva no processo de redução do efeito estufa, pois absorve o excesso de carbono existente na atmosfera. Esta constatação, resultante de uma ampla pesquisa sobre a contribuição da Amazônia nas mudanças climáticas globais, começou a ser detalhada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, no contexto do programa internacional “Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA)”, iniciado em 1999. O LBA é uma iniciativa internacional de pesquisa liderada pelo Brasil que procura um entendimento sobre as dimensões do comportamento da Amazônia como um sistema ambiental integrado e a resposta dos seus vários ecossistemas à intervanção do homem. Segundo dados apurados pelas medições de campo realizadas nos últimos dois anos, a floresta amazônica absorve cerca de 0,4 a 1 Giga tonelada (Gt) de carbono por ano da atmosfera. O valor é equivalente à emissão anual total de gás carbônico proveniente da queima de combustíveis fósseis na Europa Ocidental e de 5 a 12 vezes maior que as emissões de CO2 devidas à queima de combustíveis fósseis n Brasil. Fonte: Gazeta Mercantil, 26.11.01.
FHC omite as florestas ao abordar mudanças no clima - 12/11/00 (OESP)
Presidente cita até Trótski em seu discurso
MARCELO LEITE, da Folha de S.Paulo
A cinco dias de começar mais uma rodada de negociações sobre o clima mundial, em Haia (Holanda), o presidente Fernando Henrique Cardoso lançou oficialmente no Itamaraty o Fórum de Mudanças Climáticas. Falou até de gases produzidos pelo gado na sua digestão, mas evitou tocar na questão do desmatamento.
O assunto é polêmico porque tem prevalecido no governo a tese de que florestas não devam entrar no chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Tema central em Haia, o MDL, quando regulamentado, será um modo de carrear recursos para países pobres. Nações industrializadas investiriam em projetos de desenvolvimento no Terceiro Mundo capazes de evitar a produção de gases