Disfunções Visuais.
O olho humano pode apresentar algumas anormalidades que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações. Essas anormalidades podem ser:
1. Miopia.
2. Hipermetropia.
3. Astigmatismo.
4. Presbiopia.
5. Estrabismo.
1. Miopia.
A miopia é quando a pessoa enxerga nitidamente de perto, mas para ver o que esta distante tem muita dificuldade como, por exemplo, sinais de trânsito, o quadro negro na escola, enfim. A miopia acontece quando o olho é mais alongado, ou a curvatura da córnea é muito acentuada fazendo com que as imagens sejam projetadas antes da retina. Geralmente é hereditária e a tendência é aumentar durante a fase de crescimento. A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina. 2. Hipermetropia.
A hipermetropia é quando a pessoa tem dificuldade para enxergar de perto. Na hipermetropia o olho é mais curto que o normal, fazendo com que a imagem seja formada atrás da retina. O hipermetrope constantemente faz esforço para enxergar e o cansaço ocular é maior, podendo causar fadiga visual e dores de cabeça intensa após o dia de trabalho ou depois de aulas ou leituras de longa duração. A correção desse defeito é possível através da utilização de uma lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.
3. Astigmatismo.
No astigmatismo, todos os objetos e até pessoas (perto ou distante) ficam distorcidos e isso ocorre porque a córnea é mais ovalada, o que faz com que as imagens sejam projetadas antes da retina no plano vertical, e na retina no plano horizontal, causando distorção da imagem. O astigmatismo pode ocorrer em conjunto com a