AVALIAÇÃO CONSULTA E ACOMPANHAMENTO EM ESTÉTICA.
AVALIAÇÃO CONSULTA E ACOMPANHAMENTO EM ESTÉTICA.
Taís Wegemann de Sousa
São Paulo – 2013
MODELO DE FICHA DE AVALIAÇÃO
Nome
Idade
Sexo
Raça
Endereço
Data avaliação
Principal queixa
Testes clínicos
Diagnóstico
Antecedentes
Uso de medicamentos
Peso Altura IMC PA
Alergias
Disfunções hormonais
Disfunções hepáticas
Disfunções renais
Regularidade da menstruação
Gestante
Habitos alimentares
Atividade física
Fumante
Consumo de bebida alcoólica
Tratamentos anteriores
DEFINIÇÕES / AVALIAÇÃO
ESTRIAS - As estrias possuem aspecto linear e sinuoso, com um ou mais milímetros de largura. Surgem perpendicularmente às linhas de clivagem da pele indicando um desequilíbrio elástico localizado e lesão tecidual. São ditas atróficas, pois são causadas pela ruptura das fibras colágenas e elásticas da derme e, muitas vezes, ocorre perda da coloração no local. Inicialmente, as estrias apresentam-se avermelhadas, provavelmente em decorrência de uma resposta inflamatória local, associada à vasodilatação. Com o passar do tempo, tornam-se esbranquiçadas e abrilhantadas. Avaliação = O principal é avaliar se são estrias recentes (vermelhas) ou antigas que já estão fibrosadas (brancas) e de acordo com o fototipo selecionar o melhor tratamento.
CELULITE – A celulite, também chamada de lipodistrofia ginóide, é uma alteração do tecido conjuntivo gorduroso caracterizado por nódulos e depressões subcutâneas provocando uma compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos que dificulta a nutrição celular e favorece o acúmulo de toxinas celulares que deveriam ser eliminadas através dos vasos linfáticos. Avaliação = Avaliar qual o grau da celulite (estática ou dinâmica, grau I ao IV), distribuição e localização das lesões e palpação (pinçamento manual).
FLACIDEZ - A flacidez é a falta de tonicidade da pele ou músculo e refere-se ao estado mobilizado, frouxo do tecido. Com o passar dos anos as fibras