disfunçoes hematologicas
As disfunções hematológicas caracterizam-se por alterações nas células sanguíneas, constituindo um dos problemas mais comuns encontrados entre a população, atingindo desde crianças até os idosos. Dentre as várias disfunções iremos abordar: a anemia (dando destaque para anemia ferropriva, anemia falciforme e anemia perniciosa.), a leucemia e hemofília.
Para bom entendimento destas disfunções, é muito importante conhecermos as células sanguíneas e suas funções. O sangue é formado por uma parte líquida (plasma) e uma parte celular (células sangüíneas). As células sangüíneas são produzidas na medula óssea e formadas a partir de células-tronco hematopoéticas, por meio de um processo conhecido como diferenciação, tornando-se glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Após a diferenciação, estas células entram no sangue para desempenhar diversas funções, sendo transportadas para todo o corpo pelo plasma, que é formado por água e vários elementos químicos (proteínas, hormônios, minerais, vitaminas e anticorpos). Medula óssea é o tecido esponjoso encontrado no centro dos ossos, onde são produzidas as células sangüíneas. Células-tronco hematopoéticas (ou células progenitoras) são células encontradas na medula óssea que produzem as células (ou glóbulos) vermelhas, células (ou glóbulos) brancas e plaquetas.
Pronto! Já podemos dar início as DISFUNÇÔES HEMATOLÒGICAS.
2. ANEMIAS
As anemias podem ser decorrentes do excesso de perdas (sangramento), destruição maciça das hemácias (hemólise) ou falta de produção medular (anemias carênciais, anemias de doenças crônicas, aplasias ou hipoplasia).
Anemia é a condição na qual a dosagem de hemoglobina sanguínea é menor que o limite inferior da normalidade para idade e sexo.
Poliglobulina é a condição na qual a dosagem de hemoglobina sanguínea é maior que o limite superior da normalidade para idade e sexo.
Assim podemos definir que anemia é a deficiência de hemácias, de hemoglobina no