trabalho int a eng amb
ARTHUR BAYERL PAIVA
GUILHERME MAGALHÃES MARTINS
GUSTAVO DE OLIVEIRA SCARDINI
LARISSA BORLINI DOS SANTOS
ROGER PIROLA COSTA
FORMAS PARA COLETA E RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS QUÍMICAS
SERRA– ES
2014
ARTHUR BAYERL PAIVA
GUILHERME MAGALHÃES MARTINS
GUSTAVO DE OLIVEIRA SCARDINI
LARISSA BORLINI DOS SANTOS
ROGER PIROLA COSTA
FORMAS PARA COLETA E RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS QUÍMICAS
Parte manuscrita do Trabalho de Introdução à Engenharia Ambiental apresentado ao curso de Engenharias Básicas, da Faculdade do Centro Leste.
Orientador: MSc. Márcio Silva Rabbi
SERRA - ES
2014
OBJETIVO
O trabalho apresentado a seguir mostrará as formas de coleta para reciclagem de pilhas e baterias químicas. Sabe-se que elas não podem ser descartadas em qualquer ambiente, pois são fonte de contaminação para o meio. Os elementos presentes nas pilhas e baterias químicas (cádmio,mercúrio, manganês, níquel, chumbo, zinco) podem ser encontrados no solo e entrarem na cadeia alimentar, com grande risco ambiental, em consequência de possuírem a capacidade de migração, bioacumulação (organismos adquirem contaminantes mais rápido do que seus corpos podem elimina-los) e biomagnificação (aumento na concentração de um contaminante a cada nível da cadeia alimentar). Além dos males ao ambiente os metais pesados presente nas pilhas e baterias químicas podem causar doenças ao ser humano.
Desenvolvimento
Hoje em dia, boa parte dos equipamento eletroeletrônicos dependem das pilhas e baterias. No Brasil, as pilhas e baterias químicas estão sendo descartadas em lugares impróprios como em lixo comum por falta de conhecimento da população dos malefícios que podem causar causar ao ser humano e ao ambiente, ou, também, por falta de outra alternativa de descarte.
A partir do ano 1999, no Brasil, o conselho nacional de meio ambiente (CONAMA) aprovou a Resolução de Nº257 que determina que as pilhas e baterias que contenham em sua composição chumbo,