DISCIPLINA E INDISCIPLINA NA ESCOLA
Em entrevista para a Revista Presença Pedagógica Celso Vasconcellos conceitua que uma pessoa disciplinada é aquela capaz de administrar e tomar decisões frente a varias situações cotidiana,é grande o desafio que os educadores tem encontrado em relação a indisciplina em sala de aula,na escola e na família. São vários os fatores que apontam para uma possível crise nas salas de aula das nossas escolas: professores estressados, alunos descrentes e desacreditados, ensino falido, violência física e psicológica, grande número de reprovação. Esses são fatores interligados entre si, ou seja, o aumento de um ocasiona o aumento do outro.
O que vemos é uma sociedade marcada pela falta de limites e sem princípios básicos ,como respeito,solidariedade,sendo muito mais fácil adaptar-se ao ilimitado.Muitos problemas de indisciplina têm origem na questão do desrespeito.Isso também se deve ao papel da família que muitas vezes não oferecem ,boas referencias aos filhos ,transferindo para escola todo o papel de educar .
Tudo começa no núcleo familiar. Os valores que precisamos carregar para exercer a cidadania são adquiridos no seio da família. À família é resguardado o dever de transmitir valores tais como: respeito (em seu amplo sentido), ética, humildade, dignidade, deveres etc.
A ausência desses valores faz emergir o conflito na escola, criando alunos rebeldes, professores impotentes, educação fracassada. Por isso, a falta de compromisso da família para com a educação dos seus membros, causa o crescimento da indisciplina, dentro e fora da escola.
Desta forma é preciso resgatar valores éticos de modo geral pois quando um aluno comete um ato indisciplinar ele esta querendo testar a autoridade do professor e de seus familiares,esses devem agir com autonomia na tomada de decisões e imposição de limites.