Disciplina e indisciplina na escola
A indisciplina se mostra algo preocupante no ensino formal, tanto no ambiente escolar tradicional, quanto em instituição total, como no CASA- antiga FEBEM.
Trabalhar com adolescentes privados de liberdade é um desafio, pois temos que passar conhecimentos que muitas vezes os mesmos se recusam a receber, uma vez que muitos já tem conceitos formados, de que a educação não vai leva-los a alcançar o ganho dese-jado em um curto espaço de tempo. Por sua baixa estima, acreditam que é necessário muito dinheiro para suprir os gastos com roupas e acessórios de grife.A indisciplina na Fundação Casa é um problema ,que muita vezes parece insolúvel,pois em algumas unidades os adolescentes se comportam como melhor lhes convém,sem limites.
Tiba (1996, p 27)diz que” a indisciplina é o maior mal da educação moderna. Uma da piores coisas da indisciplina é a falta de organização interna do indivíduo.A pior conse-quência é a queda da qualidade devida.Não só de si mesmo,mas de todas as pessoas que dele dependerem. Não da para contar com indisciplinados para atividades de respon- sabilidade,eles funcionam conforme sua indisciplina e não com seus compromissos. Então quando adulta a pessoa não conseguirá se adaptar a qualquer atividade pessoal ou profissional.”
Tiba(1996) “É dentro de casa , na socialização familiar, que um filho adquire, aprende e absorve a disciplina,para num futuro próximo, ter saúde social.”
Vasconcelos(1995,pg 22) Percebemos que muitas famílias, desestruturada, desorienta das,com hierarquia de valores invertida em relação a escola,transferindo responsabilida des suas para a escola[...],a família não está cumprindo sua tarefa de fazer a iniciação civilizatória:estabelecer limites,desenvolver hábitos básicos.
Nos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas,realmente essas caracte rísticas aparecem com muita clareza.
Conclusão: Acredito que para amenizar esse problema que