a falta de limites e a indisciplina em sala de aula
ZIENTARSKI, Rosemara1
RU 46369
Girotto, Helena2
RESUMO
Este artigo pesquisou a falta de limites e a indisciplina em sala de aula, assunto bastante discutido nos meios estudantis. Buscou entender o que é indisciplina e como se comportam os alunos ditos indisciplinados; o que é a falta de limites, como ela pode influenciar na vida ,na aprendizagem destes alunos e como a pedagogia, psicopedagogia e a psicologia podem colaborar com este contexto, de maneira prática e teórica. Conhecendo como a afetividade se manifesta no universo escolar, identificando um ambiente com e sem afetividade; bem como, as dificuldades enfrentadas em sala de aula, por alunos, professores e colegas, estimulando a criação, em um ambiente de companheirismo e colaboração, gerado pela afetividade. Esta pesquisa é de natureza exploratória, do tipo pesquisa bibliográfica e qualitativa, hipotético-dedutiva, pretendeu-se construir conceito sobre as características e o comportamento dos principais envolvidos na questão abordada para que o processo a ser desenvolvido em sala de aula, com os alunos, os professores e as famílias possa ocorrer de maneira tranquila e produtiva.
Palavras-chave: Indisciplina. Limites. Aprendizagem.
1. INTRODUÇÃO
O século XXI chegou enfim, e vê-se, na sociedade, uma transformação crescente, onde as mudanças dos valores sociais e individuais acontecem especialmente através da influência direta dos meios de comunicação de massa existentes. Essas transformações tornam-se mais visíveis na família e na Escola, pois estas são dos mais diferentes tipos e geram novas pautas de conduta da geração atual e influenciam de maneira marcante a futura.
Todas as crianças merecem e precisam de cuidados e estímulos para canalizar seu potencial e suas habilidades de forma positiva, devem ser monitorados por adultos responsáveis, para que tenham a intervenção correta na hora certa. Sem acompanhamento adequado, elas