Considerações de professores do ensino médio sobre a indisciplina em sala de aula
São Paulo 2009
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Considerações de professores do ensino médio sobre a indisciplina em sala de aula
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde na Universidade Presbiteriana Mackenzie como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Ciências Biológicas.
ORIENTADOR: Prof. Dr. Rinaldo Molina
São Paulo
Epígrafe
"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo". Confúcio
Agradecimentos
Agradecemos a todas as pessoas, familiares e amigos, que nos ajudaram no desenvolvimento deste trabalho, mesmo que indiretamente, com o apoio e paciência ao ouvir nossas dúvidas e aflições.
Ao nosso orientador, Rinaldo, pela dedicação e paciência nos atendimentos. A todos os professores pelas dicas e orientações prestadas ao grupo, que mesmo não sendo nossos orientadores, disponibilizaram um pouco de seu tempo para nos atender, o que nos levou ao desenvolvimento de muitas idéias. Aos professores entrevistados, pela disponibilidade e atenção em fornecer as informações necessárias para a realização deste trabalho.
RESUMO
O objetivo deste trabalho é identificar e analisar como um grupo de professores do ensino médio de uma escola particular da Zona Sul de São Paulo entende a indisciplina na sala de aula. Para isso, foram feitas, ao todo, sete entrevistas e a partir delas os resultados foram analisados. No referencial teórico foram discutidos os conceitos de indisciplina, autoridade, formação de professores e pensamento do professor. Como resultado os professores indicam em sua maioria, que a indisciplina influenciou nas aulas, bem como a importância da formação continuada para se lidar