Indisciplina na sala de aula
Busca-se no presente trabalho refletir sobre as causas da indisciplina na sala de aula, o modo como ela se manifesta, as conseqüências que ela traz para os alunos e professore. A escolha do tema deve-se ao fato de que "os dilemas disciplinares têm sido apontados, em uníssono" (AQUINO, 1999:146).
Vivemos numa sociedade globalizada pela lógica do capitalismo desenfreado, pela rápida difusão das informações e pela busca incessante pelo conhecimento. Temos como características dessa sociedade neoliberal a qual pertencemos, o individualismo exacerbado, a conexão global através da internet, a exaltação do corpo, da estética, da moda.
Nossa sociedade tem sido impactada por uma série de inovações sociais, científicas, tecnológicas, econômicas e filosóficas, e isso tem provocado amplas modificações nos seus valores. Além de todas essas mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos, percebemos também a inversão de valores morais, provocando mudanças no modo de agir das pessoas. Essas mudanças comportamentais ocorrem devido também à crise ética que estamos vivenciando nos últimos anos. Sob esse ângulo "a indisciplina escolar pode estar indicando o impacto do ingresso de um novo sujeito histórico, com outras demandas e valores numa ordem arcaica e despreparada para absorvê-lo (AQUINO in Rebello, 2000;35)".
Entre algumas das instituições que foram abaladas por essas transformações que a nossa sociedade vem sofrendo, está a família. Muitos pais não impõem limites aos seus filhos, não corrigem, não estabelecem normas de convivência, não apresentam padrões de conduta necessários para se viver bem em sociedade.