Indisciplina no contexto escolar:desafios e possibilidades
Rita de Cássia Solana Feitosa Neves Loiola – Gestora Escolar – Tauá-Ce
Maria Gonçalves Siqueira – Gestora Escolar – Tauá-Ce
Profa. Esp. Divo Lima – Orientadora – SEDUC-CE.
INTRODUÇÃO
A indisciplina no contexto escolar é o tema deste artigo. Ela interfere no processo ensino e aprendizagem gerando na sala de aula um clima que atinge as relações entre os alunos e colegas e destes com os professores. Trata-se de um tema muito polêmico e, na escola, a tendência é direcioná-la apenas ao aluno e a punição deste no sentido de torná-lo obediente, passivo, restaurando à tão desejada disciplina que neste sentido significa restritamente a ordem estabelecida.
Neste trabalho, a disciplina será vista como um aspecto do comportamento humano que se apresenta de forma construtiva e interativa.
Partindo do pressuposto de que a indisciplina é um fenômeno complexo, que tem em sua constituição fatores de diversas ordens, o problema dessa pesquisa estrutura-se no seguinte questionamento: Quais as causas da indisciplina e como ela pode ser superada no contexto da escola?
Sentimos a necessidade de pesquisar sobre o tema, em virtude de nossas experiências como professoras e gestoras de escola pública e traçamos como objetivos: investigar as causas da indisciplina no contexto de uma escola pública do município de Tauá; visualizar possibilidades de superação, tendo como foco a aprendizagem significativa dos alunos e planejar ações interventivas conjuntas capazes de interferir no problema identificado de modo a minimizá-lo dentro do contexto investigado.
O trabalho constitui-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, enfocando a indisciplina no contexto escolar, os desafios enfrentados e as possibilidades de superação. Para que se possa realizar uma pesquisa dessa natureza, segundo André e Lüdke (1986, p. 11), o pesquisador precisa ter o contato direto com o ambiente e a situação a ser pesquisada. Com a