Introdução
A indisciplina escolar sempre foi um obstáculo no bom andamento pedagógico, as escolas passam por um momento crítico, pois essa situação vem se agravando progressivamente. Ocorrências diárias, dentro e fora das salas de aula refletem na família e em outras instituições da sociedade.
A escola é a instituição responsável pelo bom desempenho individual e pela interação dos alunos com os demais grupos. O meio escolar tem vivido dentro do seu cotidiano situações novas, falta de diálogo, desrespeito pelos colegas e a alienação de professores e alunos em relação ao processo educativo. Alunos indisciplinados, professores insatisfeitos e riscos constantes de violência.
A indisciplina presente na escola, da falta de companheirismo, do mau comportamento dos alunos em relação à escola e aos professores, reclamações, expulsões e violência têm sido presenciado no espaço escolar. Cada vez mais se procuram as razões que têm levado crianças e adolescentes a praticarem tantos atos de vandalismo e insubordinação na escola.
A indisciplina escolar não envolve somente características encontradas fora da escola como problemas sociais, baixa qualidade de vida e conflitos nas relações familiares, mas aspectos desenvolvidos na escola como relação professor/aluno e a integração com os colegas. Portanto, a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola e a fatores que envolvem a conduta do professor, seu método pedagógico e práticas que a própria escola adota podem ser excludentes.
O tema “Indisciplina Escolar” tem intenção de demonstrar a importância da construção da disciplina na sala de aula e na escola como forma de buscar alunos autônomos e críticos resolvendo este desafio, pois indisciplina transita indistintamente nas escolas públicas e privadas, não é um problema específico das escolas públicas, oriundo da questão econômica ou social.
Esse curso tem por objetivo analisar o problema da indisciplina na sala de aula, aprofundando-se nas causas e na