A indisciplina na escola
CURSO DE PEDAGOGIA
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
DANIELA ANTUNES
SÃO DESIDÉRIO - BA
SETEMBRO 2012
DANIELA ANTUNES
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Trabalho apresentado como pré-requisito para a obtenção da nota da disciplina De Metodologia do Trabalho Científico, para a obtenção do título de graduada em Pedagogia pelo IESB – Faculdade Montenegro, sob a orientação da professora Elizamar de Lourdes Possato Ortega Leão.
SÃO DESIDÉRIO - BA
SETEMBRO 2012
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo refletir e buscar alternativas para o enfrentamento de um grande problema emergente nas escolas: a indisciplina. Esta é conceituada como falta de limites, desrespeito ao direito do outro, incompreensão das regras de convívio e falta de solidariedade. Ela existe quando a postura do aluno impede que a escola e que o currículo cumpram os seus objetivos. Assim, educar e formar hábitos e atitudes exige compreender que a aquisição de valores é fundamento básico na estruturação de uma sociedade mais justa, formada por cidadãos competentes e aptos para atuar num mundo cada vez mais carente de valores éticos e comportamentais. Construir um ambiente cooperativo e respeitoso entre professor e aluno e consolidar relações próximas entre escola e família, são passos importantes e necessários para vencer a indisciplina.
Palavras-chave: indisciplina, escola, professor, aluno
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
A indisciplina pode ser alguma carência do indivíduo, como a falta de interesse, a falta de compreensão, a falta de valorização, que, se percebida antes de tornar-se um problema de comportamento como a bagunça ou a agressividade, formas de expressão de total falta de respeito para com o outro, podem ser trabalhadas, evitando assim chegar a um problema mais grave e que necessite ajuda de especialistas para saná-lo.
Neste contexto busca-se levantar alternativas e colaborar na conscientização da família, dos educadores e dos educandos frente ao aspecto da importância da