Indisciplina Na Escola
DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE
BRASÍLIA
Curso: PEDAGOGIA
Professor (a): Abigail do Carmo Levino de Oliveira
Disciplina: Projeto Integrador III
Elaborado por:
Adrieli Nunes
Cynthia lima
Dilzeth Costa
Elaine Cristina
Francisca J. Germano Xavier
Jéssica Santana
Keila dos Santos Borja
Maria Regina S. S. Barros
INDISCIPLINA NA ESCOLA
INDISCIPLINA É UMA DAS QUESTÕES MAIS
DISCUTIDAS NO ÂMBITO ESCOLAR E QUE
CONSTANTEMENTE
GERA
MUITA
POLÊMICA, AS CAUSAS SÃO INÚMERAS E
DIFICILMENTE PODE SE CHEGAR A UMA
CONCLUSÃO.
As manifestações de indisciplina, muitas vezes, podem ser vistas como uma forma de se mostrar para o mundo, mostrar sua existência, em muitos casos o indivíduo tem somente a intenção de ser ouvido por alguém, então para muitos alunos indisciplinados a rebeldia é uma forma de expressão.
A maioria das escolas não oferecem espaços adequados para os alunos. Diante disso, o espaço escolar fica limitado somente à sala de aula, fazendo com que crianças e adolescentes que estão cheios de energia venham a ser indisciplinados.
Outro aspecto de grande relevância é a família, problemas de diversas ordens podem acarretar na indisciplina escolar, talvez esses alunos convivam em um lar desestruturado onde os pais não se respeitam e assim reproduzem o que presenciam em casa na escola.
Os
alunos indisciplinados são considerados como aqueles que padecem de certos supostos "distúrbios psico/pedagógicos"; distúrbios estes que podem ser de natureza cognitiva (os tais
"distúrbios de aprendizagem") ou de natureza comportamental, e nessa última categoria enquadra-se um grande conjunto de ações que chamamos usualmente de "indisciplinadas". Dessa forma, a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos seriam como duas faces de uma mesma moeda, representando os dois grandes males das escolas, geradores do fracasso escolar, e os dois principais obstáculos para o