Energia Solar. Materiais.
Brenda Monteiro Rodrigues
Fernando David Céspedes Villalba
Maria Alejandra Román
Mariana Mayumi Kawachi
Yasmine Fialho Linhares
ENERGIA SOLAR E SEUS MATERIAIS
FOZ DO IGUAÇU – PR, BRASIL
2015
Principio de funcionamento da energia solar fotovoltaica
O efeito fotovoltaico
A luz solar está composta por partículas subatômicas denominas fótons ou partículas energéticas, das quais realizam sua trajetória do sol até nosso planeta em 7 segundos. Estes fótons são de diferentes energias. Quando os fótons incidem sobre uma célula FV podem ser refletidos, absorvidos ou passar através do material. O principio do efeito fotovoltaico é à base do processo mediante o qual uma célula FV pode converter a luz em eletricidade este processo é descrito a seguir: quando um fóton é absorvido, a energia deste se transfere a um elétron de um átomo da célula. Com essa nova energia, o elétron é capaz de emigrar da sua posição normal associada com o átomo para formar parte de uma corrente e um circuito elétrico.
Estes elétrons livres se movem e migram através de uma corrente elétrica para uma parte da célula que está com vazios, com ausência ou deficiência de elétrons. Durante todo o dia ou enquanto recebe radiação solar os elétrons fluirão em uma direção constante deixando os átomos e enchendo as lacunas ou vazios dentro da célula. Este fluxo de elétrons cria uma corrente elétrica.
Este processo contínuo de movimentação e excitação se deve graças à atuação de energia adicional dos fótons dentro da configuração eletrônica do elétron de valência. Com este aumento de energia o elétron ganha força suficiente para quebrar a sua ligação e migrar para dentro da célula, pois o espaço entre a banda de condução e a banda de valência diminui o que minimiza o nível de Fermi.
O modulo fotovoltaico está composto por uma serie de placas compactadas uma sobre a outra e montadas sobre uma estrutura suporte feita de alumínio.
A parte mais externa