Ligação Quimica
Ligação Iônica ocorre atráves da doação e o recebimento de elétrons entre dois átomos, nessa ligação predominam as forças eletrostaticas que atraem os ions de cargas opostas. A ligação iônica é responsável pela formação de compostos iônicos e ocorre entre um átomo metálico e um átomo não métalico com doação de elétrons por parte do primeiro e recebimento de elétrons por parte do segundo. Exemplo ligação iônica :(Na+ e Cl¬) são compostos iônicos por serem eltronicamente estáveis (cargas com sinal contrário se atraem) compostos iônicos em geral apresentam altos pontos de fusão e ebulição, são sólidos duros e quebradiços e solubilizam-se facilmente em solventes polares. NaCl – PF (801°c) PE (1465°c)
Ligação Covalente ocorre através de dois átomos que possuem uma mesma tendência de ganhar e perder elétrons, sob essas condições não ocorre uma transferência total de elétrons. Nesse processo ocorre um compartilhamento de elétrons aos pares. A ligação covalente sempre entre dois átomos não metálicos forma os compostos de natureza molecular de modo a constituir uma molécula de natureza polar (ligação entre dois átomos diferentes) ou apolar ( entre dois átomos iguais). Não conduzem corrente elétrica no estado sólido e nem no estado líquido. São insolúveis em solventes polares e apolares. Exemplo: (H² + O) = H²O PF (0°c) PE (100°c)
Ligação Metálica traz um processo distinto. Os elétrons distribuem-se sobre os núcleos positivos de átomos metálicos, formando uma nuvem eletrônica sobre toda estrutura da matéria formada, sendo esta responsável pelas propriedades metálicas da matéria constituída. Possuem ponto de fusão e ebulição variados e altos, conduzem corrente elétrica quando no estado sólido e líquido. São insolúveis em solventes polares e apolares. Exemplo: W (Tugstênio) PF